Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36067

Compartilhe esta página

Título: Análise de expressão dos genes sirtuína 1, receptor ativado por proliferação de peroxissomo gama e interleucina 18 em pacientes com câncer de mama
Autor(es): AGUIAR, Ananda Cristina Fernandes de
Palavras-chave: Câncer de mama; Tecido adiposo; Sirtuína 1
Data do documento: 21-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Aguiar, Ananda Cristina Fernandes de. Análise de expressão dos genes sirtuína 1, receptor ativado por proliferação de peroxissomo gama e interleucina 18 em pacientes com câncer de mama. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia Aplicada à Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O desenvolvimento tumoral é relacionado a mediadores inflamatórios, incluindo citocinas e células do sistema imunológico, mas atualmente também tem sido relacionado com o Tecido Adiposo. Neste contexto, alguns genes parecem estar associados com o câncer de mama e vias moleculares presentes no tecido adiposo. A SIRT1 é um membro da Família de sirtuínas de histona desacetilases de classe III (HDACs), que participam da regulação de vários processos fisiológicos e vem sendo observadas tanto nos adipócitos, quanto no câncer. Em paralelo o Receptor ativado por proliferação de peroxissomo gama (PPARγ) é um receptor nuclear tipo II que está associado a tumorigênese e vem sendo observado em pacientes obesos e com diabetes. A IL-18, uma citocina pró inflamatória, já vem sendo correlacionada com vários tipos de canceres devido a suas atividades pró- e anti-cancerígenas e por fazer parte de toda a resposta contra patógenos no organismo. Objetivo: Investigar o papel dos genes SIRT1, PPARγ, e IL18 nos diferentes subtipos e tratamentos do câncer de mama. Metodologia: O RNA total foi obtido de amostras de tecido de mama sadia (n=10) e tumoral de diferentes subtipos (n=57). A expressão relativa dos genes SIRT1, PPARγ e IL-18 foi avaliada por PCR em tempo real. Resultados: A expressão relativa da SIRT1 demonstrou um aumento significativo em tecidos tumorais dos subtipos Luminal e Triplo negativo (p=0,0286). Também foi observado uma maior expressão do PPARγ e IL18 nas pacientes do subtipo Luminal, mas apenas no subtipo HER2+ observou-se que todas as pacientes desse grupo expressaram IL18 e PPARγ. Observou-se também uma correlação direta dos níveis de expressão entre PPARγ e IL18 (R2=0,4501). Conclusão: A expressão dos genes PPARG e a IL18 podem estar correlacionados no tecido mamário neoplásico, sugerindo uma relação entre a adipogênese e regulação da inflamação neste tecido. Tais achados permitem ampliar os conhecimentos sobre o papel do tecido adiposo no câncer de mama, e a longo prazo, identificar marcadores prognóstico e terapêutico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36067
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Aplicada à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ananda Cristina Fernandes de Aguiar.pdf4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons